Bateu Bwe
Image default
Letras Tech

Entre selfies e filtros: os riscos da distorção da autoimagem entre jovens e adolescentes

Recentemente me vi frente a um desafio pessoal. Minha filha completou onze anos e de presente de aniversário pediu um telemóvel. Aparentemente algo muito comum já nesta idade, visto que praticamente todos os seus amigos da escola já possuem este dispositivo.

Minha primeira reação foi pensar em como seria importante oferece-la este equipamento para que não se sentisse excluída e permanecesse conectada junto ao seu grupo de amigos. Especialmente neste momento em que ainda estamos vivendo, com os desafios da pandemia da covid-19 e as aulas em modelo remoto.

Por um instante achei que seria uma boa ideia, mas depois analisei melhor e refleti que os riscos de uma exposição na internet, especialmente em redes sociais, para a formação da sua autoestima poderiam ser grandes. Além disso, o excesso ainda maior de estímulos e informações poderia gerar maior ansiedade e dependência a esses dispositivos.

Este tema foi muito bem abordado recentemente no filme “O Dilema das Redes”. As diferentes plataformas são construídas para gerarem estímulos e de facto causarem dependência de atenção. Minha filha já permanece hoje aproximadamente seis horas na internet por conta dos estudos. Este número com certeza aumentaria de forma significativa.

Interessante observar que o desafio que eu vivi no meu dia a dia tem ressonância com o que pesquisadores vêm observando na prática em escala global. Em recente artigo publicado no site do MIT Technoloy Review, a pesquisadora e cientista de dados Tate Ryan-Mosleyarchive trouxe uma análise bastante completa sobre o impacto das redes sociais e, especialmente, de filtros de beleza e selfies na vida de meninas adolescentes.

Por: Letícia Piccolotto

Revisão: Narciso Drake

Fonte: Olhar Digital

Artigos semelhantes

“Educação Ambiental Empresarial” de Lilhan Barbosa

Ildo Espinha

Saia do barulho e presta atenção no que vais ler agora!

Ildo Espinha

Contagem regressiva para o lançamento do do livro de Marleyh Selo

Ildo Espinha

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido