Bateu Bwe
Image default
Tech

Pessoas 3D e escritório virtual: Facebook anuncia sistema de VR

Workrooms permite reuniões em ambiente virtual para até 16 usuários de headset.

Horizon Workrooms é o nome do novo aplicativo do Facebook para explorar as possibilidade da realidade virtual (VR). A tecnologia, anunciada nesta quinta (19), possibilita a interação em “ambientes” profissionais. Os podem usar avatares e conversar em reuniões com colegas. De acordo com o gigante da tecnologia, os encontros parecem reais.

Além disso, também será possível realizar atividades colaborativas no ambiente virtual, como a edição de documentos. A iniciativa, em fase beta de testes, faz parte do que o CEO Mark Zuckerberg chama de “metaverso”: uma proposta de levar a rede social para aplicações de realidade aumentada e virtual.

App suporta até 16 participantes com seus avatares, além de outros 50 por meio de vídeo — Foto: Divulgação/Facebook

O aplicativo compatível com o headset Oculus Quest 2 é gratuito e permite que 16 usuários se encontrem numa sala virtual de conferências. Outros 50 participantes podem entrar no encontro por videochamadas que são projetadas numa tela dentro do ambiente virtualizado.

O sistema replica o movimento da boca conforme o usuário fala algo. Também reconhece os gestos com as mãos. Similar a um jogo online, o Workrooms se encarrega de sincronizar posições e ações de todos os envolvidos, além de transmitir áudio em tempo real para todos os conectados

A tecnologia permite que os integrantes de uma reunião virtual consigam visualizar a tela real de seus computadores sem precisar tirar os óculos eletrônicos da cabeça. Já o áudio espacial similar ao de games e filmes permite perceber melhor de onde vem cada fala, aumentando a imersão e sensação de presença dos usuários.3 de 3 Com o Oculus Quest 2 o usuário vai poder participar de reuniões de trabalho de forma mais interativa — Foto: Divulgação/Facebook

Segundo o Facebook, o Horizon Workrooms é utilizado internamente há seis meses para reuniões de trabalho e atividades colaborativas entre profissionais. Eles passaram a trabalhar remotamente e de forma isolada por conta da pandemia do coronavírus.

O Facebook afirma que a rede social não coleta o teor do que é discutido nas reuniões e nem pretende usar o Horizon Workrooms para direcionar anúncios.

Artigos semelhantes

China torna-se o terceiro país a coletar amostras lunares

Ildo Espinha

Vision-S: detalhes do novo carro elétrico lançado pela Sony

Bateu Bwe

Drones do futuro podem ficar cada vez mais parecidos com libélulas

Adélio Fernandes

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido