Bateu Bwe
Image default
Cult & Art Especial

“A pátria aos seus filhos não implora, ordena” disse Fernanda René

Foi a frase que usei ao responder o convite do Presidente da República de Angola para integrar ao Conselho da República.

Recentemente a jovem ambientalista Fernanda René do projecto OTCHIVA que têm desenvolvido vários projecto como a a plantação de mangais no Ilha do Mussulo manifestou a sua resposta a quando recebeu o convite para integrar ao Conselho da República.

“Sinto-me honrada por ser a mais jovem Membro do Conselho da República, mas não escondo a minha surpresa porque nunca esperei que isso pudesse acontecer. Primeiro, porque nunca estive envolvida em política.

Como todo o mundo sabe, a OTCHIVA é uma organização não-governamental, apolítica, apartidária e sem fins lucrativos. Segundo porque acho que, aqui em Angola, os jovens são mais usados e descartados do que escutados e compreendidos pelos mais velhos do poder. E, em terceiro lugar, porque há ambientalistas de renome, que começaram muito antes de mim e que continuam a defender causas nobres ligadas ao ambiente.

É verdade que a Otchiva é a única organização que se dedica à protecção das zonas húmidas, com realce para os mangais. Mas há associações e cidadãos que abraçaram a causa do ambiente muito antes de nós. De qualquer modo, agora que fui convidada para ser Membro do Conselho da República de Angola, espero dar o meu melhor, aprender com os outros conselheiros mais experientes e, acima de tudo, espero ser ouvida e compreendida.

Porque quem vai pagar a factura da degradação do ambiente são os mais novos, são as futuras gerações, que não têm nada a ver com as políticas devastadoras adoptadas pelos mais velhos que hoje são detentores do poder. Não apenas aqui em Angola, mas em todo o mundo”. Escreveu Fernanda René.

Texto: Cardoso Lopes

Artigos semelhantes

Angola conquista 1° lugar na categoria de imprensa, com artigo de José Luís Mandonça

Ildo Espinha

Eliminatória da segunda edição do “Kassemba Slam” decorrerá neste fim de semana

Ildo Espinha

Chuck Mbevo estreia-se como produtor visual em novo videoclipe de Cef Tanzy

Ildo Espinha

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido