Bateu Bwe
Image default
Sociedade

Agostinho Neto morreu no dia que reuniria com Savimbi – Esposa suspeita a morte

Maria Eugenia Neto não acredita na morte do esposo Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola. Revela morreu no mesmo dia que teria reunião secreta com o fundador da Unita, Jonas Savimbi.

A revelação consta na versão actualizada do livro “Memórias de Jenny: a noiva do vestido azul.” Onde a viúva de Neto levanta dúvidas da morte marido por nunca ter a possibilidade de reconfirmar.

“Quando o corpo de Agostinho Neto foi embalsamado em Moscovo eu não tive uma palavra a dizer. Ninguém me perguntou nada. Se o tivessem feito, sabiam que me opunha. (…) Quando já estávamos em Luanda disse ao Lúcio que queria as vísceras do meu marido para mandar analisá-las. Ele negou que existissem vísceras, informou-me que o corpo foi embalsamado com todos os órgãos. Procurei saber e concluí que nenhum corpo humano é embalsamado com as vísceras. Por isso, repito: tenho muitas dúvidas sobre a morte de Neto. Ele morreu a 10 de Setembro. Nesse mesmo dia estava previsto um encontro secreto com Jonas Savimbi. O Presidente Neto tinha grande esperança nessa reunião”, conta a viúva.

No livro a ser lançado amanhã, provavelmente, Eugénia Neto diz esteve oposta na colocação do rosto do ex-presidente José Eduardo dos Santos. 

“Manifestei o meu desacordo por fazerem uma emissão de notas com a efígie de Agostinho Neto e do Presidente José Eduardo dos Santos ao lado. Porque quando foi feita a emissão, Neto tinha construído tudo e criado o Kwanza, José Eduardo ainda não tinha feito nada. Achei que aquela emissão de notas foi um triste exemplo da bajulação dos dirigentes do Estado e do partido ao líder de turno”, diz.

Artigos semelhantes

Xyami Shopping Kilamba acolhe exposição de Maquetes em alusão ao aniversário da cidade de Luanda

Bateu Bwe

Activista Mbanza Hanza recebe oferta de casa

Ildo Espinha

Irmãos assuntam mundo com cada um olho derente da cor do outro

Ildo Espinha

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido