Bateu Bwe
Image default
Destaque

“A independência dos jornalistas só pode ser garantida com uma imprensa privada vibrante”- Sousa Jamba

Na Zâmbia há 178 estações de radio das quais 133 são privadas. Também existe treze estações privadas de televisão. Na imprensa privada existe muita competição. A melhor estação para notícias na capital é a Hot FM. Esta estação tem uma equipa de jornalistas altamente competentes, que atraem milhares de ouvintes diariamente. Na Zâmbia os jornalistas têm muitas opções; a imprensa estatal não é que paga os melhores salários.

Na imprensa privada aqui na Zâmbia há jornalistas que chegam a ganhar mais do que os seus directores porque trazem milhares de ouvintes/leitores. Costa Mwansa, um jornalista com milhares de seguidores, chegou até de fundar a sua própria estação, a Diamond TV.

O resultado disto é que não se vê na Zâmbia jornalistas subservientes ao poder político como em outras partes do continente Africano. Sim, o governo de Edgar Lungu chegou de fechar duas estações de televisão e alguns jornais que reabriram logo depois da sua derrota. A independência dos jornalistas só pode ser garantida com uma imprensa privada vibrante…

Por: José Sousa Jamba

Artigos semelhantes

Os lives no Globo On não param!

Ildo Espinha

Trabalhar mais de 55 horas por semana está a matar milhares de pessoas, alerta OMS

Adélio Fernandes

RNA lança última fase do concurso “Top dos Mais Queridos”

Adélio Fernandes

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido