Bateu Bwe
Image default
Mundo Sociedade

Julgamento do assassinato de Thomas Sankara começa hoje

Iniciou hoje o longo aguardado julgamento do carismático presidente, revolucionário, militar e PAN Africanista Thomas Sankara, assissinado num golpe de estado violento e sanguinário, alegadamente com envolvimento da França, Cia e Costa do Marfim. Até hoje se desconhece o paradeiro do seu cadáver.

Blaise Campaore e mais 13 dos seus antigos aliados militares foram formalmente acusados e estão hoje a ser julgados. O próprio Blaise Campaore não está presente no Tribunal porque nem se encontra no Burkina Faso. Em 2014, após ser deposto por uma revolução popular, Blaise Campaore abandonou o país e fugiu para a Costa do Marfim onde ficou até hoje. Meses mais tarde descobriu-se afinal o que se suspeitava durante anos: Blaise tinha dupla nacionalidade originárias e usou a sua nacionalidade marfinense para ficar na Costa Marfim, porque a Costa do Marfim não extradita os seus cidadãos e recusa-se a extraditar Blaise Campaore por ser (afinal) cidadão marfinense! Assim sendo, beneficiando-se da sua cidadania marfinense, Blaise Campaore poderá se evadir da justiça do país que ele próprio governou por mais de 20 anos como cidadão burkinabe.

A família de Sankara e outros 15 assassinados com ele querem justiça e o povo burkinabe também.

Sankara foi dos líderes africanos mais jovens que África já teve e iniciou uma revolução de mentalidades no seu país. Mudou o nome do país de Alto Volta (nome dado pelos colonizadores) para Burkina Faso (que significa terra dos homens íntegros) para dar dignidade aos povos africanos daquele território vítimas do colonialismo. Assim o Burkina Faso é das poucas nações em África batizadas pelos seus próprios nativos graças a visão de Sankara, que infelizmente foi traído e morto.

Artigos semelhantes

Conheça Khaby Lame, fenômeno italiano do Tiktok

Adélio Fernandes

Yuri Tolochko casado com Boneca, admite tê-la traído

Ildo Espinha

A propriedade de XXXTentacion lançará suas músicas inéditas do SoundCloud como NFTs

Adélio Fernandes

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido