Bateu Bwe
Image default
Saúde e Beleza

OMS garante que Covid-19 não será erradicada até 2022

Vários países do mundo têm registrado uma redução nas mortes por Covid-19 na medida em que a vacinação vai ganhando terreno. Mas contudo as nações mais pobres sofrem no processo imunização da população motivo este que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz com que a pandemia ainda não esteja tão perto do fim.

Segundo Bruce Aylward, um dos principais diretores da agência no mundo, os países pobres não recebem as vacinas na quantidade que precisam e que por conta disso, a pandemia pode levarr mais tempo do que o previsto. Aylward diz ainda que, a Covid-19 poderá “facilmente se arrastar profundamente em 2022”.

Enquanto a média de imunização na maior parte dos continentes do mundo gira em torno de 40%, o continente africano vacinou apenas 5% dos seus habitantes de todos os seus países. Essa baixa cobertura deve manter os casos de Covid-19 em evidência por um tempo.

O mesmo ainda pediu que os países ricos acelerem as doações de imunizantes pois esta é a única forma de imaginar o fim da pandemia. “Nós realmente precisamos acelerar, ou sabe o que vai acontecer? Esta pandemia vai durar mais um ano do que precisa.”

A maior parte dos países doaram quantidades muito menores do que prometeram. Segundo a The People’s Vaccine, que reúne instituições de caridade, os EUA até o momento doaram menos de 250 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O prometido originalmente eram mais de 1 bilhão de unidades.

Ainda segundo a OMS, boa parte dessas doações são através da iniciativa Covax, que organiza a distribuição de doses pelo mundo. O programa, no entanto, depende da colaboração de países ricos. O projeto da OMS pretendia doar mais de 1 bi de doses até o fim de 2021. Em outubro, pouco mais de 350 milhões foram entregues. Por conta disso, Aylward diz que a pandemia ainda não está no fim, apesar da redução no número de mortes por Covid-19.

Fonte: Olhar Digital

Artigos semelhantes

As vacinas de COVAX contra a COVID- 19 já estão no território nacional

Ildo Espinha

Seis dicas para dormir melhor

Ildo Espinha

Mister África International embarca para Nigéria

Cardoso Lopes

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido