No dia 12 de Janeiro, O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Central de Combate aos Crimes Contra o Património, deteve no município do Kilamba kiaxe, bairro popular um cidadão de 24 anos de idade, implicado nos crimes de Associação criminosa, Falsificação de documentos e Burla informática, por transferência bancária fraudulenta de 18 mil dólares norte-americanos, através do aplicativo Internet Banking.
Importa referir que este indivíduo foi detido, por via do seu comparsa de 35 anos de idade, já detido em Outubro de 2021.
A fraude ocorreu mediante Falsificação de Documentos, como procuração forjada de uma empresa de Comércio e Serviços de segurança, que deram acesso aos indivíduos os códigos do Internet Banking, que lhes permitiu a transferência, no montante de 18 mil dólares norte-americanos, sendo que 10 mil dólares foram transferidos para contas singulares, convertidos em kwanzas, parte deste valor fizeram despesas em compras de mais de 6000 embalagens de sumo tutti, que seriam comercializados na província do Huambo. Já os 8 mil dólares foram transferidos para uma conta Empresa do cidadão de 34 anos que converteu em kwanzas e realizou diversas despesas.

Salientar que os cidadãos ora detidos já foram presentes ao Ministério Público, que aplicou a medida de coacção pessoal mais gravosa, a prisão preventiva, enquanto diligências prosseguem para determinar e deter outros envolvidos.
Todavia, o SIC apela os empresários e outros cidadãos, utentes de aplicativos informáticos de pagamento ou movimentação de contas bancárias a terem muito cuidado e responsabilidade na sua utilização, de forma a evitar serem alvos desse tipo de burlas que causam prejuízos financeiros elevados às empresas.
Fonte: MININT