No cair da tarde do dia 12 de abril, Quinta-feira, o Palácio de Ferro foi o palco do evento “Prêmio Ensa Arte” que vai na sua 16° edição, congratulou pintores, escultores e esculturas cerâmicas.

O evento teve como apresentador Sérgio Rodrigues, por sua vez, o momento cultural ficou sobre a responsabilidade da orquestra infantil do “Kapossoka“. A cerimónia de outorga começou com menção honrosa à escultura, “O temporizador humano” de Valeriano Kapako, pintura “Ambicionei até a menopausa” de Fernando Kidissuka e a obra “Mwana Pwo” de Adriano João Luís Gaspar.
Sobre o prêmio de pintura, O primeiro classificado foi Simão André Sebastião com a obra “Os Perdidos”, que foi agraciado com um cheque de seis milhões de kwanzas (6.000.000,00), o segundo classificado foi Josilina Pemba Kingali com a obra “Ritual Union“, que recebeu três milhões e quinhentos mil kwanzas (3.500.000,00).
Em entrevista à esposa de Simão Sebastião, disse: “Estou feliz pelo trabalho da ENSA, dos júri, acompanho e trabalho com Uolofe Griot (Simão Sebastião) há muito tempo que só tenho a dizer: “que é tudo nosso”, esperava por um prêmio, mas não esta distinção, isso é resultado de muito trabalho porque o Uolofe deixa de fazer coisas que lhe são prioridades para dar vida ao seu trabalho“.
No prêmio escultura, o primeiro classificado foi o Virgílio Manuel Pinheiro com a obra “Sagrada esperança“, o segundo classificado foi o Jermano Paulino da Silva com a obra “O imigrante“.
Prêmio juventude de escultura foi atribuído ao Luís Mário Caumba com a obra “Borboleta da vida“.
Prêmio juventude de pintura foi para Obra “nossa luta” de Denise Diogo Luís.
Prêmio Alliance Française foi para a obra “imigração e culturas“.
E por fim, o prêmio que entra para o desafio este ano, que é especial para a cerâmica, ficou com Márcia Antônio Simão.
No final, Jucelina Kingali justificou o grito que deu: “Vou dar casamento” isso quando ouviu a ser chamado seu nome, adiante reiterou: “nos dias de hoje, o casamento é um acto conjugal social, não só o homem, mas também as mulheres já podem ajudar no caso de tiver condições“. Finalizou dizendo à segunda classificada do prêmio de pintura.
Texto: Cardoso Lopes