Bateu Bwe
Image default
Biografia

BIOGRAFIA

Domingas Monte (Domingas Henriques Monteiro Monteiro) nasceu em Angola, em 1982, na província do Uíge. É Licenciada em Línguas e Literaturas Africanas, pela Universidade Agostinho Neto, mestre em Estudos Literários Culturais e Interartes pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto com a tese: Tradições Nacionais e Identidades: Recolha e Estudo de Canções Festivas e de óbito Kongo e Ovimbundu.
É Directora Geral do instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

É professora Auxiliar da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto.
É presidente da Associação Mwelo Weto que realiza desde 2017 o “Sarau Poético Literário” na Mediateca do Cazenga.
Criou o Blogue, Mwelo Weto (Nosso Portal), do qual é, também, administradora.
Criou ainda o canal literário “Caminhos da Literatura – com Domingas Monte” no YouTube, onde se encontram resenhas, poemas lidos, entrevistas… o mesmo se desdobra em clube de leitura e página no Facebook.
É autora dos livros “O Gelado de Múkua da Mamita”, “A Canção Kongo e Ovimbundu – Tradições e Identidades” e o “Sapo Azul”.
É co-autora do romance interativo O cruzeiro da morte e das antologias Sonhos sem fronteiras e O Perfume.

Artigos semelhantes

Marleyh Selo – Biografia

Bateu Bwe

Anselmo Ralph

Ildo Espinha

Se potencializarmos o capital humano teremos um país do 1°mundo

Ildo Espinha

Comente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber Mais

Privacidade & Politica de Cookies
Conteúdo protegido