Há 7 anos, Monsta lançava a faixa Trafulha, uma música com o ritmo da mais nova categoria do Rap, nomeada como drill, o curioso é que na época ninguém imaginou que o estilo de música seria um sucesso mundial, após a invasão dos “rappers” de Londres e o estilo ter se tornado, febre em Nova York.
O artista da Dope Music, lançou recentemente um freestyle intitulado “KalaBoca” aonde realçou o que os factos confirmam, 11/08/2014, Monsta lançava trafulha o primeiro Drill lusófono, muito antes da febre Pop Smook, Stromz, Dave e muitas outras estrelas internacionais.
Vale realçar que o drill surgiu em Chicago, há cerca de dez anos, como um desdobramento do trap — estilo de rap que hoje é o mais escutado no mundo. Chief Keef, o MC americano lembrado por Leall, é um dos expoentes do estilo que ganhou desdobramentos em Londres e estourou com o rapper Pop Smoke em sua vertente de Nova York.
Marcado pelo clima sinistro e pelos graves que “deslizam” —baloiçam, o drill incorpora esteticamente a violência explícita, algo que está no universo de Leall. Ele canta que o homicídio, na favela, é uma “espécie de ensino natural, onde a criança aprende a olho nu, o mesmo que Monsta retrata em “Trafulha”
Texto: Marcelino Caoio